“Ninguém despreze a tua mocidade”


Reflexões de uma filha adolescente “Ninguém despreze a tua mocidade”

Na semana passada finalizamos os textos sobre amizade, aproveitando o dia do Amigo. Nestes textos falamos de um exemplo bom e de um péssimo: Daniel, Hananias, Misael e Azarias, que nos mostraram o como amizades podem nos aproximar de Deus e nos incentivar a santidade. Mas também vimos Roboão, que nos mostrou com seu triste exemplo o como amizades podem aumentar nossa estultícia, e nos incentivar a brincar com nosso destino, nos levando a uma grande queda.

Hoje, vamos falar de Timóteo!! Seu nome significa “aquele que honra a Deus”, e que verdade sobre esse santo homem de Deus. Timóteo era de Listra. Foi criado por sua mãe Eunice, e por sua avó Loide, judias devotas que se tornaram crentes em Jesus. Timóteo veio para Cristo por meio do Apóstolo Paulo, que o adotou como filho da fé. Timóteo foi levado por Paulo em sua segunda viagem missionária, mesmo que ainda fosse muito jovem, talvez no fim de sua adolescência ou com seus 20 e poucos anos. Depois, ele passa a servir como pastor na Igreja de Éfeso. Devido a sua mocidade, Timóteo foi posto à prova em diversos momentos. Paulo porém o encoraja, como nos mostra 1ª Timóteo 4:12 : “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1ª Timóteo 4:12A nossa idade jamais deve ser empecilho para exercermos o nosso chamado. 1ª João 2:13b diz: “Jovens, eu vos escrevo porque tendes vencido o Maligno.” E novamente, em 1ª João 2:14c: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” O Senhor Jesus conta conosco para o exercício de sua obra. Ele conta com nossa força, com nosso vigor, com nosso ímpeto, até com o nosso fazer sem muito pensar (obviamente alinhado ao Espírito Santo, pois se assim não for, caminhamos para a nossa ruína).

Jesus conta com essa vontade de mudar o mundo, de ganhar o mundo. Jesus conta conosco!!!!!!! Não devemos permitir que sejamos desencorajados do nosso chamado. Se ele está de acordo com a palavra de Deus, nada deve nos parar. Ao mesmo tempo, não devemos usar nossa idade como justificativa para descaso com as coisas de Deus e acomodação!! Pensamentos como: “Ah, sou muito novo ainda, quando eu crescer eu penso nisso.” Ou até: “Sou muito jovem, não tenho competência para isso!!” são errados. Reconhecermos nossos limites jamais deve nos desencorajar e, em hipótese alguma, nos parar. É muito jovem? Não está preparado ainda? Pois, ao invés de lamentar-se que não está pronto, prepare-se! Jogue-se em Deus!!!

Não vou me estender muito, semana que vem veremos a 2ª parte: Guarda o que te foi confiado. Mas para hoje, meu conselho aos meus colegas adolescentes é:

NÃO RECUE DO PROPÓSITO PARA O QUAL DEUS TE CHAMOU!!

NÃO ACOMODE-SE!

NÃO TEMA!

AVANCE! AVANCE!

NÃO RETROCEDA! AVANCE!!!!

Que possamos viver o chamado de Deus para nós , a serviço do seu reino. Que sejamos encontrados aptos! Que possamos ouvir, quando estivermos face a face com nosso Mestre e Rei: “Servo Bom e Fiel, entra no gozo do teu Senhor!” Obrigada por ler até aqui!!

♥️

Deus abençoe!!!

Ana Elisa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *