Guarda o que te foi confiado


Reflexões de uma filha adolescente

Anteriormente, começamos a falar de Timóteo seguindo o tema: “Ninguém despreze a tua mocidade” (esse texto é o do dia 04/08), que nossa idade não fosse desculpa para não exercermos nosso ministério. Hoje continuamos com o tema: “Guarda o que te foi confiado”.

“E tu, ó Timóteo, guarda que te foi confiado, evitando falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber como falsamente lhe chamam,” 1 Timóteo 6:20

“Falatórios inúteis” ou “conversas inúteis” vem da palavra grega kenophōnia, cujo significado é, literalmente, “palavras vazias”. O Manual Bíblico MacArthur,da Editora Thomas Nelson Brasil diz o seguinte:

“Paulo utiliza essas expressões para denotar vazio total de significado espiritual. Em outras palavras, a realização humana é zero se não vier da vontade de Deus. Nos dias de Paulo, os judaizantes tentavam atrair os cristãos por meio de filosofias que parecessem inteligentes. Paulo descreve o papo furado deles como ‘conversas inúteis’. Em contrapartida, o ensino de Paulo e dos apóstolos não foi em vão, mas durará toda a eternidade, pois teve origem da vontade imutável de Deus.” -Manual Bíblico MacArthur, 1 Timóteo- o Jovem Pastor, pág. 495

O retorno aos originais traz uma compreensão maior do texto. Como vimos anteriormente, o próprio Senhor Jesus chamou, a nós, jovens, a exercermos o nosso ministério. Esse ministério nos foi confiado. Os talentos, habilidades, graças especiais e dons espirituais que recebemos de Deus, são pérolas que o nosso Senhor confia em nossas mãos. Assim como diz a parábola dos Talentos em Mateus 25:14-30. Um dia, perante nosso Mestre, Rei e Senhor, deveremos dar contas do que fizemos com esses presentes. Outro presente que recebemos é a salvação. De escravos das trevas fomos feitos filhos da luz, redimidos pelo sangue puro e perfeito de Jesus. Partindo desse ponto, entendemos que a salvação é um presente que Deus nos confiou, portanto deve ser guardada com esmero. Igualmente, nossos talentos, dons e habilidades devem ser aprimorados, multiplicados, guardados em segurança de todo pecado e impureza. Portanto o chamado que Paulo faz a Timóteo, e consequentemente a nós, é justamente empenharmos nossa força e dedicação em guardar os presentes preciosíssimos que Deus confiou nas nossas mãos.

“⁴⁵ O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. ⁴⁶ Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.” Mateus 13:45-46 Assim como o texto de 1a Timóteo 6:20, a parábola de Jesus do tesouro escondido, citada acima, nos ensina que esse empenho inclui deixar tudo o que “temos” para que esse tesouro, essa pérola de grande valor, que é o Reino de Deus, seja tudo em nós e para nós. Em seguida, o apóstolo Paulo traz o importantíssimo e fundamental conselho para Timóteo:

EVITE OS FALATÓRIOS INÚTEIS E PROFANOS E AS CONTRADIÇÕES DO SABER!

Como já vimos neste mesmo texto, os falatórios inúteis que Paulo aponta significam ‘palavras vazias’. E o que isso engloba? “³⁶ Eu lhe digo: no dia do juízo, vocês prestarão contas de toda palavra inútil que falarem. ³⁷ Por suas palavras vocês serão absolvidos, e por elas serão condenados.” Mateus 12:36-37 Como vemos no texto de Mateus 12:36-37 e no conselho de Paulo a Timóteo, de evitar os falatórios inúteis e profanos, entendemos justamente que, essas conversas sem propósito, de duplo sentido, indecentes, que muitas vezes ouvimos ou participamos em ambientes do nosso cotidiano, como escolas, universidades, trabalho, entre familiares, etc, contaminam o tesouro que é confiado em nossas mãos.

🗝 É importante nos lembrarmos de que nossos sentidos são nossas janelas da alma, aquilo que ouvimos pode contaminar a essência. “Como moscas mortas produzem mau cheiro até num frasco de perfume, assim um pouco de insensatez estraga muita sabedoria e honra.” Eclesiastes 10:1

Podemos claramente fazer o paralelo entre a insensatez e o pecado.83Cristiane Milesi, 04:54Forwarded from Ana ElisaAmbos podem contaminar a essência, ainda que antes, cheirasse como um frasco de perfume. Paulo continua na lista do que deve ser evitado: as contradições do saber. Se cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, o próprio Jesus em papel, visto que Ele é o verbo encarnado, que é nosso manual de fé e prática, tudo aquilo que contradiz com a palavra de Deus são contradições do saber e devem absolutamente ser evitados. Sejam filosofias, ideologias, pensamentos, opiniões, seja o que for:

A BÍBLIA É O PRUMO, e se a a ideologia estiver fora desse prumo, deve ser evitada e rechaçada.”O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; o conhecimento do Santo resulta em discernimento.” Provérbios 9:10 Provérbios 9:10 é certamente um rhema para nossa vida. Esse texto, que já foi base para nosso estudo “Adolescência e a sabedoria” do dia 19/05, nos mostra justamente o que deve estar acima de tudo: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Nenhuma sabedoria do mundo tem um mínimo valor ante a sabedoria de Deus. O temor do Senhor e o conhecimento do Santo devem ser a nossa busca diária e constante. Só assim não seremos levados pelas ‘contradições do saber’. “Alguns se desviaram da Fé por seguirem essas tolices.” 1a Timóteo 6:21 Para finalizar, o meu conselho aos meus amigos adolescentes consiste em:

GUARDA a tua salvação! Não escuta o esterco do mundo, fecha os teus ouvidos e enche a sua mente de Cristo.

GUARDA e APRIMORE os dons, talentos e habilidades que o Senhor confiou a você!! Entregue sempre o seu melhor para Deus.

EVITE AS CONVERSAS INÚTEIS E PROFANAS!! Elas têm o dom de chamar nossa atenção para portas que nunca deveriam ser abertas. Lembre-se de Eclesiastes 10:1!!! São como moscas no perfume.

EVITE AS CONTRADIÇÕES DO SABER!!! Elas nos dão falsa sensação de sabedoria, cegam os nossos olhos, ensurdecem nossos ouvidos e cauterizam a nossa mente. Lembre-se: “Alguns se desviaram da Fé por seguirem essas tolices!” E o conselho supremo sobre todos:

SE JOGA DE CABEÇA NA BÍBLIA! Leia, medite, estude, pesquise, pergunte, peça orientação do Espírito Santo, mas jamais deixa a Bíblia de lado, jogada no armário. É lendo a Bíblia que adquirimos sabedoria. É lendo a Bíblia que somos libertos. É lendo a Bíblia que conhecemos a Deus. LEIA A BÍBLIA!!! Por hoje é só.

Estamos de volta! Reflexões de uma filha adolescente ♥️✨ Obrigada por ler até aqui Ana Elisa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *